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Novo contorno viário de Cordisburgo contribui para desenvolvimento econômico e preservação do patrimônio histórico

Com investimento de R$ 27 milhões, obra é resultado de concessão realizada pelo Governo de Minas e desvia tráfego pesado do centro da cidade natal de Guimarães Rosa

O novo contorno viário de Cordisburgo, na região Central de Minas, foi projetado para desviar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade, melhorando a segurança e a fluidez do trânsito, além de proteger a integridade do patrimônio histórico local.

Foto: Capela de São José / Crédito: Ronaldo Alves

Com um investimento de R$ 27 milhões, o desvio conecta as rodovias LMG-754 e MG-231, ligando o município à cidade de Curvelo. A construção faz parte do contrato de concessão firmado entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a empresa Eco135.

Com 2,51 quilômetros de extensão e três retornos em nível, as obras começaram em março deste ano e foram concluídas em agosto. Agora, o tráfego pesado não passa pela região central do município, trazendo mais segurança aos moradores e preservando o legado histórico e cultural da terra natal do renomado escritor Guimarães Rosa.

A Escola Estadual Mestre Candinho está localizada na Rua São José, trajeto de veículos de grande porte antes da construção do contorno.

“Até agosto deste ano, o tráfego em frente à nossa escola era intenso, e a maioria dos motoristas não respeitava a faixa de pedestres. Com o desvio, o movimento diminuiu de forma significativa, trazendo novamente paz e tranquilidade para a comunidade escolar”, relata a diretora Dayana Aparecida Xavier Silva.

Na mesma rua, está a Capela de São José, agora protegida do fluxo intenso de veículos.

“É uma igreja centenária, muito linda, que vinha sofrendo danos devido ao trânsito pesado. Agora, tanto a capela quanto os altares estão sendo restaurados. O desvio ficou maravilhoso, foi muito importante para a cidade e vinha sendo reivindicado há muitos anos. Fico feliz em dar esse depoimento como presidente do patrimônio, pois essa obra é de grande importância para o município”, destaca Dayse Viana SantAnna, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cordisburgo.

Além de marcar um avanço nas obras de ampliação, duplicação e modernização das rodovias da região, a nova rota oferece oportunidades de desenvolvimento econômico para Cordisburgo e cidades vizinhas, facilitando o escoamento da produção e estimulando o turismo.

“A conclusão do contorno de Cordisburgo é um exemplo dos benefícios que as concessões trazem para nossas cidades, fortalecendo o desenvolvimento econômico. Continuaremos trabalhando para entregar mais obras que façam a diferença na vida dos mineiros”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.

Turismo

Cordisburgo está localizada a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte e é um destino especial para os amantes da literatura brasileira.

Foto: Museu Casa Guimarães Rosa / Crédito: Ronaldo Alves

A cidade abriga o Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR), instalado na casa onde o escritor João Guimarães Rosa nasceu e viveu até os 9 anos (1908 a 1917). Ao chegar ao município, o Portal Grande Sertão marca a entrada para o sertão mineiro.

Além disso, a cidade faz parte da Rota das Grutas Peter Lund, com a Gruta do Maquiné, considerada o berço da paleontologia brasileira.

Concessão 

A concessão da Eco-135 prevê investimentos de R$ 3,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato, abrangendo 364 quilômetros de malha viária que corta as cidades de Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto e Curvelo.

A concessão inclui também trechos das rodovias LMG-754 e MG-231, alcançando os municípios de Cordisburgo, Inimutaba, Caetanópolis e Paraopeba. Todas as intervenções obrigatórias são monitoradas e fiscalizadas pela Seinfra, sem contraprestação financeira do Estado.

Desde o início da operação, a concessionária já realizou a duplicação, recapeamento e criação de faixas adicionais nas rodovias. Foram construídas novas interseções e passarelas, e aprimorados os acessos para integrar áreas urbanas e rurais.

Outro importante contorno que está com obras em andamento é o da cidade de Montes Claros, que tem como objetivo retirar o fluxo de veículos pesados da zona urbana e facilitar o acesso ao novo distrito industrial da cidade.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Ag. MG)

(FT.\CRÉD.: Eco135 \\ Divulgação)